Vídeo©2002 LEONARDO G. BRUNNET

Há um programa que controla as relações entre a placa de vídeo e o vídeo oferecendo padrões básicos de alta resolução: é o servidor XFree86. Ele possibilita que o (super) usuário configure o seu sistema de forma a obter o melhor desempenho do hardware existente. Documentação específica pode ser encontrada em: http://sunsite.unc.edu/LDP.

Toda a informação sobre a configuração do seu vídeo está colocada no arquivo XF86Config, usualmente localizado nos diretórios /etc/ (um diretório geral de configuração do sistema) ou em /etc/X11 ou ainda em /usr/X11R6/lib/X11.

As linhas gerais para configurar o seu vídeo:

Antes de prosseguir vale a pena chamar a atenção:

ULTRAPASSAR OS LIMITES TÉCNICOS ESPECIFICADOS PARA O SEU VÍDEO PODERÁ INUTILIZÁ-LO!

Quais são estes limites? Aqui cabe entender como funciona o vídeo: ele é um feixe de elétrons incidindo sobre uma tela fosforescente controlados eletromagneticamente por um sinal que sua placa de vídeo emite. O feixe varre a tela de esquerda para a direita com uma dada frequência (chamada frequência horizontal e da ordem de 30 KHz a 70KHz), após ter varrido uma linha, desce um ponto na vertical para varrer novamente uma linha horizontal da esquerda para a direita. No modo entrelaçado as linhas horizontais pares são varridas primeiro e as ímpares depois, de forma que apenas a metade da tela é iluminada de cada vez. A frequência com que o feixe volta à posição inicial no alto da tela é a chamada frequência vertical, medida em Hz, variando de 50Hz a 160Hz.

A partir desta breve descrição já podemos entender algumas especificações básicas a mais: a frequência de varredura da sua placa de vídeo (dot clock) que é a frequência máxima do cristal do seu adaptador, ou seja, o máximo de pontos-por-segundo que ele emite; e a largura de banda (bandwidth) do seu monitor que é a maior frequêcia com a qual você pode alimentar um vídeo e ainda discernir alguma coisa. Um bom monitor tem elevada largura de banda (e.g. 150MHz), mas é caro! Aqui você já pode entender outra advertência: cm Os limites de frequência de sua placa de vídeo (dot clock) NÃO são os limites do seu vídeo (bandwidth), com certeza o dot clock é superior ao que seu vídeo suporta. Não tome um pelo outro!

Para configurar seu vídeo você deve encontrar um conjunto de frequências que se adapte ao seu conjunto. Estas não são necessariamente as máximas especificações técnicas do seu monitor, mas é necessário saber se ele suporta variar continuamente as frequências abaixo do limite (multisync) ou se ele sintoniza apenas para um conjunto discreto de frequências, as chamadas frequências de sincronização.

A idéia nesta seção é que você consiga obter o melhor do seu conjunto placa de rede + vídeo via software. O programa de instalação vai usar o Xconfigurator para tentar configurar seu ambiente gráfico, se você não obteve um bom resultado na instalação pode usá-lo depois. A ação deste programa pode ser separada em duas partes:

  1. teste automático de hardware: para saber que tipo de placa de vídeo você tem permitindo a escolha do driver, se as coisas falharem aqui significa que a sua placa de rede não é suportada, ou a versão do Xconfigurator que você tem está desatualizada;
  2. identificação do monitor: você especifica seu monitor pela marca, se você não encontrar seu monitor na lista apresentada não se desespere: se o seu monitor for multisync, escolha generic multisync, se você não souber nada, escolha generic monitor.

Com isto, mesmo sem informar as especificações técnicas do seu monitor você deve obter uma configuração mínima. Usualmente os monitores de PC no mundo Gates vem minimamente configurados, é por isso que não há grandes problemas associados a configuração de vídeo neste mundo, assim não há riscos de se ter prejuízos com a queima de monitores. Mas quem está interessado em monitores minimamente configurados ;) ?

Se ainda assim, você não conseguiu nada, não entre em pânico. Você pode fazer tudo manualmente e ainda obter o máximo de seu equipamento. O procedimento é o seguinte: primeiro verfique se o driver da placa que você está usando detectou-a corretamente, se ele detectar você vai obter muitas informações úteis a mais. Isto se faz lançando o servidor X com uma opção de teste:

$ X -probeonly \fbox{\sf ENTER}

No meio de inúmeras outras informações sobre o sistema você deve encontrar uma linha que identifica o chip da sua placa de vídeo, no caso abaixo trata-se de uma placa Cirrus Logic[*]

(-) SVGA: PCI: Cirrus Logic GD5446 rev 0, Memory @ 0xe0000000
(-) SVGA: chipset:  clgd5446
(-) SVGA: videoram: 4096k
(-) SVGA: clocks:  25.23  28.32  41.16  36.08  31.50  39.99  45.08  49.87
(-) SVGA: clocks:  64.98  72.16  75.00  80.01  85.23
(**) SVGA: Using 16 bpp, Depth 16, Color weight: 565
(-) SVGA: Maximum allowed dot-clock: 85.500 MHz
(**) SVGA: Mode "800x600": mode clock =  50.000, clock used =  49.866
(**) SVGA: Virtual resolution set to 800x600

As linhas seguintes indicam o modelo do processador central da placa de vídeo (cgld5446) e a memória de vídeo (4096 kb). As duas linhas posteriores indicam as frequências (clock) possíveis nas quais a placa de vídeo pode enviar os sinais para o vídeo (em MHz).

Agora verifique a seção correspondente ao monitor (Monitor section) no arquivo de configuração produzido pelo Xconfigurator durante a instalação. Você deve encontrar vários pares de linhas no formato abaixo, a primeira é apenas um comentário sobre os dados da segunda.

# 800x600 @ 60 Hz, 37.8 kHz hsync
Modeline "800x600"     40     800  840  968 1056   600  601  605  628
+hsync +vsync

Neste exemplo, o terceiro campo indica o clock que está sendo usado (40 Hz), note que ele coincide com uma das frequências detectadas anteriormente (39.99). Os campos seguintes indicam como o feixe deve varrer o seu vídeo na horizontal e na vertical. São estes últimos campos que vamos modificar para fazer o ajuste fino com o programa xvidtune.

Antes de usar o xvidtune certifique-se que colocou corretamente os limites do seu vídeo no início da seção do monitor no arquivo (XF86Config) pois este programa pode ser executado por qualquer usuário da máquina e este poderia inadvertidamente exceder os limites do seu monitor, ao executar o programa você verá os avisos correspondentes. O objetivo ao usar o xvidtune é maximizar sua frequência vertical tambem conhecida como refresh, isto significa que a imagem no vídeo deve aumentar, para evitar que ela exceda os limites do quadro da tela minimize a imagem usando os botões do vídeo. Feito isto clique em \fbox{\sf {\tt Auto}} e \fbox{\sf {\tt
Apply}} para que as modificações apareçam na tela. Com os botões \fbox{\sf Left}, \fbox{\sf Right}, \fbox{\sf Wider}, \fbox{\sf Narrower}, \fbox{\sf Up}, \fbox{\sf Down}, \fbox{\sf Shorter}, \fbox{\sf Taller}, tente aumentar sua imagem ao máximo cuidando as distorções nas bordas. Você ouvirá um ``bip'' quando os limites especificados no arquivo XF86Config forem atingidos. Finalmente quando estiver satisfeito com a imagem clique em \fbox{\sf Show} e o xvidtune colocará a nova Modeline na janela donde ele foi lançado. Copie esta linha para o arquivo XF86Config e comente a linha original. Pronto :) ! Outras resoluções de tela compatíveis com sua memória virtual podem ser tentadas com a sequência \fbox{\sf \tt Ctrl}+ \fbox{\sf \tt Alt}+ \fbox{\sf \tt
+} ou \fbox{\sf \tt Ctrl}+ \fbox{\sf \tt Alt}+ \fbox{\sf \tt -}

Toda esta configuração foi feita em 8 (planos de) bits de cor (256 cores). Existe no arquivo XF86Config seções para 8, 16, 24 e 32 bits de cor. Para configurar seu sistema para estes planos proceda exatamente da mesma maneira. A diferença está apenas nas opções do servidor X , por exemplo, para 16 bits você vai usar:

$ X -probeonly -bpp 16
e para lançar a tela gráfica,
$ startx -- -bpp 16

Se as ferramentas XF86Setup e Xconfigurator falharem, você ainda pode utilizar o xf86config.

O xf86config vem em todas as distribuições de Linux, e com ela é possível configurar a placa de vídeo usando o modo texto. Antes de digitar na linha de comando ``xf86config'' é necessário saber qual placa de vídeo , quanto de memória de vídeo esta placa dispõe, qual o tipo de mouse e quais as frequências máximas e mínimas permitidas do monitor. Tais informações podem ser obtidas usando o comando lspci, pnpdump, ou simplesmente abrindo o gabinete e verificando o fabricante da placa de vídeo e a quantidade de memória. Sabendo isto, digite na linha de comando:

root@data:~# xf86config \fbox{\sf Enter}

O xf86config irá mostrar quais os arquivos serão criados e onde serão colocados.

This program will create a basic XF86Config file, based on menu selections you
make.

The XF86Config file usually resides in /usr/X11R6/etc/X11 or /etc/X11. A sample
XF86Config file is supplied with XFree86; it is configured for a standard
VGA card and monitor with 640x480 resolution. This program will ask for a
pathname when it is ready to write the file.

You can either take the sample XF86Config as a base and edit it for your
configuration, or let this program produce a base XF86Config file for your
configuration and fine-tune it.

Before continuing with this program, make sure you know what video card
you have, and preferably also the chipset it uses and the amount of video
memory on your video card. SuperProbe may be able to help with this.

Press enter to continue, or ctrl-c to abort.

Depois desta tela pressione \fbox{\sf Enter}.

First specify a mouse protocol type. Choose one from the following list:

 1.  Microsoft compatible (2-button protocol)
 2.  Mouse Systems (3-button protocol)
 3.  Bus Mouse
 4.  PS/2 Mouse
 5.  Logitech Mouse (serial, old type, Logitech protocol)
 6.  Logitech MouseMan (Microsoft compatible)
 7.  MM Series
 8.  MM HitTablet
 9.  Microsoft IntelliMouse

If you have a two-button mouse, it is most likely of type 1, and if you have
a three-button mouse, it can probably support both protocol 1 and 2. There are
two main varieties of the latter type: mice with a switch to select the
protocol, and mice that default to 1 and require a button to be held at
boot-time to select protocol 2. Some mice can be convinced to do 2 by sending
a special sequence to the serial port (see the ClearDTR/ClearRTS options).

Enter a protocol number:     

Escolha qual é o tipo do seu mouse, na maioria dos casos os mouses são do tipo serial ou PS/2. Se o seu mouse for serial do tipo microsoft com dois ou três botões , digite 1 e pressione \fbox{\sf Enter}; Se o seu mouse for PS/2, digite 4 e pressione \fbox{\sf Enter}. Existem outros fabricantes e modelos de mouse, mas na maioria dos casos estas opções satisfazem.

You have selected a Microsoft protocol mouse. If your mouse was made by
Logitech, you might want to enable ChordMiddle which could cause the
third button to work.

Please answer the following question with either 'y' or 'n'.
Do you want to enable ChordMiddle?

Digite ``y'' se o seu mouse é do tipo Logitech e deseja que o botão central funcione, ou digite ``n'' se este nao for seu caso.

You have selected a two-button mouse protocol. It is recommended that you
enable Emulate3Buttons.

Please answer the following question with either 'y' or 'n'.
Do you want to enable Emulate3Buttons?

Digite ``y'' se o seu mouse tem 3 botões, ou digite ``n'' se este nao for seu caso.

Now give the full device name that the mouse is connected to, for example
/dev/tty00. Just pressing enter will use the default, /dev/mouse.

Mouse device:

Nesta opção tecle \fbox{\sf Enter}, isto setará o caminho do mouse para o caminho padrão, /dev/mouse. Caso não funcionar tente usar os seguintes caminhos: se o seu mouse for serial e estiver na porta COM1 (ou seja ttyS0), o caminho será /dev/ttyS0, se estiver na COM2, /dev/ttyS1, e assim por diante; Se o seu mouse for PS/2, o caminho será /dev/psaux.

Please select one of the following keyboard types that is the better
description of your keyboard. If nothing really matches,
choose 1 (Generic 101-key PC)

  1  Generic 101-key PC                                
  2  Generic 102-key (Intl) PC                         
  3  Generic 104-key PC                                
  4  Generic 105-key (Intl) PC                         
  5  Dell 101-key PC                                   
  6  Everex STEPnote                                   
  7  Keytronic FlexPro                                 
  8  Microsoft Natural                                 
  9  Northgate OmniKey 101                             
 10  Winbook Model XP5                                 
 11  Japanese 106-key                                  
 12  PC-98xx Series                                    
 13  Brazilian ABNT2                                   
 14  HP Internet                                       
 15  Logitech iTouch                                  
 16  Logitech Cordless Desktop Pro                     
 17  Logitech Internet Keyboard                        
 18  Compaq Internet                                   
 19  Microsoft Natural Pro                             
 20  Genius Comfy KB-16M                               
 21  IBM Rapid Access                                  
 22  IBM Rapid Access II                               
 23  Chicony Internet Keyboard                         

Selecione o tipo de teclado: Se seu teclado tem cedilha (ç), digite 13 (Brazilian ABNT2) e pressione \fbox{\sf Enter}, se o teclado for padrão americano, digite 2 (102-key (Intl) PC) e pressione \fbox{\sf Enter}. Estas configurações permitem acentuação no modo gráfico.

  1  U.S. English                                      
  2  U.S. English w/ISO9995-3                          
  3  U.S. English w/ deadkeys                          
  4  Armenian                                          
  5  Azerbaidjani                                      
  6  Belarusian                                        
  7  Belgian                                           
  8  Brazilian                                         
  9  Bulgarian                                         
 10  Canadian                                          
 11  Czech                                             
 12  Czech (qwerty)                                    
 13  Danish                                            
 14  Dvorak                                            
 15  Estonian                                          
 16  Finnish                                           
 17  French                                            
 18  Swiss French                                      

Enter a number to choose the country.
Press enter for the next page

Digite 3 se o seu teclado não tem cedilha(ç) e pressione \fbox{\sf Enter}, ou se o teclado for tipo ABNT2 digite 8 e pressione \fbox{\sf Enter}.

Please enter a variant name for 'us_intl' layout. Or just press enter
for default variant

Apenas pressione \fbox{\sf Enter} para setar o nome do layout como um padrão..

Please answer the following question with either 'y' or 'n'.
Do you want to select additional XKB options (group switcher,
group indicator, etc.)?

Digite ``n''. Para nossos tipos de teclado (americano e abnt2) não é necessária nenhuma informação adicional.

Now we want to set the specifications of the monitor. The two critical
parameters are the vertical refresh rate, which is the rate at which the
the whole screen is refreshed, and most importantly the horizontal sync rate,
which is the rate at which scanlines are displayed.

The valid range for horizontal sync and vertical sync should be documented
in the manual of your monitor. If in doubt, check the monitor database
/usr/X11R6/lib/X11/doc/Monitors to see if your monitor is there.

Press enter to continue, or ctrl-c to abort.

Agora iremos configurar o monitor, como já dito anteriormente tal configuração é extremamente perigosa, portanto: ULTRAPASSAR OS LIMITES TÉCNICOS ESPECIFICADOS PARA O SEU VÍDEO PODERÁ INUTILIZÁ-LO!.

You must indicate the horizontal sync range of your monitor. You can either
select one of the predefined ranges below that correspond to industry-
standard monitor types, or give a specific range.

It is VERY IMPORTANT that you do not specify a monitor type with a horizontal
sync range that is beyond the capabilities of your monitor. If in doubt,
choose a conservative setting.

    hsync in kHz; monitor type with characteristic modes
 1  31.5; Standard VGA, 640x480 @ 60 Hz
 2  31.5 - 35.1; Super VGA, 800x600 @ 56 Hz
 3  31.5, 35.5; 8514 Compatible, 1024x768 @ 87 Hz interlaced (no 800x600)
 4  31.5, 35.15, 35.5; Super VGA, 1024x768 @ 87 Hz interlaced, 800x600 @ 56 Hz
 5  31.5 - 37.9; Extended Super VGA, 800x600 @ 60 Hz, 640x480 @ 72 Hz
 6  31.5 - 48.5; Non-Interlaced SVGA, 1024x768 @ 60 Hz, 800x600 @ 72 Hz
 7  31.5 - 57.0; High Frequency SVGA, 1024x768 @ 70 Hz
 8  31.5 - 64.3; Monitor that can do 1280x1024 @ 60 Hz
 9  31.5 - 79.0; Monitor that can do 1280x1024 @ 74 Hz
10  31.5 - 82.0; Monitor that can do 1280x1024 @ 76 Hz
11  Enter your own horizontal sync range

Enter your choice (1-11):

Selecione a faixa de frequência horizontal. Se seu monitor for antigo, preste atenção, qualquer erro de configuração poderá inutilizá-lo, porque tais monitores, diferentes dos aparelhos mais novos, não são dotados de circuito de proteção interna.

You must indicate the vertical sync range of your monitor. You can either
select one of the predefined ranges below that correspond to industry-
standard monitor types, or give a specific range. For interlaced modes,
the number that counts is the high one (e.g. 87 Hz rather than 43 Hz).

 1  50-70
 2  50-90
 3  50-100
 4  40-150
 5  Enter your own vertical sync range

Enter your choice:

Selecione a faixa de frequência vertical.

You must now enter a few identification/description strings, namely an
identifier, a vendor name, and a model name. Just pressing enter will fill
in default names.

The strings are free-form, spaces are allowed.
Enter an identifier for your monitor definition:

Digite o nome do fabricante de seu monitor.

Now we must configure video card specific settings. At this point you can
choose to make a selection out of a database of video card definitions.
Because there can be variation in Ramdacs and clock generators even
between cards of the same model, it is not sensible to blindly copy
the settings (e.g. a Device section). For this reason, after you make a
selection, you will still be asked about the components of the card, with
the settings from the chosen database entry presented as a strong hint.

The database entries include information about the chipset, what driver to
run, the Ramdac and ClockChip, and comments that will be included in the
Device section. However, a lot of definitions only hint about what driver
to run (based on the chipset the card uses) and are untested.

If you can't find your card in the database, there's nothing to worry about.
You should only choose a database entry that is exactly the same model as
your card; choosing one that looks similar is just a bad idea (e.g. a
GemStone Snail 64 may be as different from a GemStone Snail 64+ in terms of
hardware as can be).

Do you want to look at the card database?

Digite ``y'' para escolher a placa de vídeo..

  0  2 the Max MAXColor S3 Trio64V+                    S3 Trio64V+
  1  2-the-Max MAXColor 6000                           ET6000
  2  3DLabs Oxygen GMX                                 PERMEDIA 2
  3  928Movie                                          S3 928
  4  AGX (generic)                                     AGX-014/15/16
  5  ALG-5434(E)                                       CL-GD5434
  6  AOpen PA2010                                      Voodo Banshee
  7  ASUS 3Dexplorer                                   RIVA128
  8  ASUS PCI-AV264CT                                  ati
  9  ASUS PCI-V264CT                                   ati
 10  ASUS Video Magic PCI V864                         S3 864
 11  ASUS Video Magic PCI VT64                         S3 Trio64
 12  AT25                                              Alliance AT3D
 13  AT3D                                              Alliance AT3D
 14  ATI 3D Pro Turbo                                  ati
 15  ATI 3D Pro Turbo PC2TV                            ati
 16  ATI 3D Xpression                                  ati
 17  ATI 3D Xpression+                                 ati

Enter a number to choose the corresponding card definition.
Press enter for the next page, q to continue configuration.

Pressionando \fbox{\sf Enter}, ira aparecer vários modelos de placas de vídeos. Quando encontrar seu modelo de placa digite o número referente a este e tecle \fbox{\sf Enter}. No meu caso tenho uma SiS 3D PRO AGP, o número referente a esta placa é 464. Assim que teclar \fbox{\sf Enter} os dados de identificação da placa irão aparecer.


Your selected card definition:

Identifier: SiS 3D PRO AGP
Chipset:    SiS6326
Driver:     sis
Do NOT probe clocks or use any Clocks line.

Press enter to continue, or ctrl-c to abort.

Confira se as informações estão correta e pressione \fbox{\sf Enter} para continuar.


Now you must give information about your video card. This will be used for
the "Device" section of your video card in XF86Config.

You must indicate how much video memory you have. It is probably a good
idea to use the same approximate amount as that detected by the server you
intend to use. If you encounter problems that are due to the used server
not supporting the amount memory you have (e.g. ATI Mach64 is limited to
1024K with the SVGA server), specify the maximum amount supported by the
server.

How much video memory do you have on your video card:

 1  256K
 2  512K
 3  1024K
 4  2048K
 5  4096K
 6  Other

Enter your choice:

Informe a quantidade de memória de vídeo de sua placa. Se a placa tiver 1MB, digite 3, se tiver 2MB, digite 4 e digite 6 se sua placa tiver mais de 4MB de memória e informe a quantidade em Kilobytes(Kb).


You must now enter a few identification/description strings, namely an
identifier, a vendor name, and a model name. Just pressing enter will fill
in default names (possibly from a card definition).

Your card definition is SiS 3D PRO AGP.

The strings are free-form, spaces are allowed.
Enter an identifier for your video card definition:

Entre com uma indentificação para sua placa de vídeo.

For each depth, a list of modes (resolutions) is defined. The default
resolution that the server will start-up with will be the first listed
mode that can be supported by the monitor and card.
Currently it is set to:

"640x480" "800x600" "1024x768" "1280x1024" for 8-bit
"640x480" "800x600" "1024x768" "1280x1024" for 16-bit
"640x480" "800x600" "1024x768" "1280x1024" for 24-bit

Modes that cannot be supported due to monitor or clock constraints will
be automatically skipped by the server.

 1  Change the modes for 8-bit (256 colors)
 2  Change the modes for 16-bit (32K/64K colors)
 3  Change the modes for 24-bit (24-bit color)
 4  The modes are OK, continue.

Enter your choice:

Configure os modos de vídeo (800x600, 1024x768,...). Digite 1,2 ou 3 para setar os modos padrão para 8, 16 e 24 bits. Por exemplo no caso que se segue, vou setar os modos para 24-bit de cor.


Enter your choice: 3

Select modes from the following list:

 1  "640x400"
 2  "640x480"
 3  "800x600"
 4  "1024x768"
 5  "1280x1024"
 6  "320x200"
 7  "320x240"
 8  "400x300"
 9  "1152x864"
 a  "1600x1200"
 b  "1800x1400"
 c  "512x384"

Please type the digits corresponding to the modes that you want to select.
For example, 432 selects "1024x768" "800x600" "640x480", with a
default mode of 1024x768.

Escolha os modos de vídeo para 24-bits de cor. Observe que o primeiro valor é o padrão de resolução, no caso se selecionar os modos 432, o modo padrão é 1024x768, depois 800x600, seguido de 640x480 para 24-bits. Para alterar a resolução durante uma sessão X (interface gráfica), pressione as teclas CTRL, ALT, +, simultâneamente.

Please specify which color depth you want to use by default:

  1  1 bit (monochrome)                                
  2  4 bits (16 colors)                                
  3  8 bits (256 colors)                               
  4  16 bits (65536 colors)                            
  5  24 bits (16 million colors)                       

Enter a number to choose the default depth.

Escolha a quantidade de cores padrão, suportável pela sua placa de vídeo.

 I am going to write the XF86Config file now. Make sure you don't accidently
overwrite a previously configured one.

Shall I write it to /etc/X11/XF86Config?


Digite ``y'' e pressione \fbox{\sf Enter} para gravar estas informações de configuração no arquivo XF86Config.

I am going to write the XF86Config file now. Make sure you don't accidently
overwrite a previously configured one.

Do you want it written to the current directory as 'XF86Config'? y

File has been written. Take a look at it before running 'startx'. Note that
the XF86Config file must be in one of the directories searched by the server
(e.g. /etc/X11) in order to be used. Within the server press
ctrl, alt and '+' simultaneously to cycle video resolutions. Pressing ctrl,
alt and backspace simultaneously immediately exits the server (use if
the monitor doesn't sync for a particular mode).

For further configuration, refer to the XF86Config(5) manual page.

E assim seu vídeo esta configurado. Esta configuração foi feita utilizando a versão do XFree86 4.1, para versões anteriores, o método é semelhante com pequenas alterações.

Uma outra opção para configurar a interface gráfica, é digitar o seguinte comando:

root@data:~# X -configure

Este comando irá automaticamente configurar sua interface gráfica, e gravar as informações no arquivo XF86Config.new, localizado no seu diretório base (/root/). Para testar a configuração digite:

root@data:~# XFree86 -xf86config /root/XF86Config.new

Se estiver tudo ok, copie este arquivo para o diretório de configuração do X:

root@data:~# cp XF86Config.new /etc/X11/XF86Config

Tarefa concluída, basta iniciar a interface gráfica, digitando startx na linha de comando.

leon 2008-08-19