Para quem não sabe, o sistema UNIX é uma ferramenta muito poderosa para se trabalhar em rede, servindo área em disco, programas, periféricos, base de dados, etc.. Logo, é de certa forma muito lógico que os seus variantes também o façam e o GNU/Linux não foge a regra.
Para fazer uma instalação deve-se ter em mente o que o computador irá fazer. Se por exemplo, você está pensando em montar uma rede, seja ela de qual porte for, terá no mínimo dois tipos de instalação a fazer: Server e WorkStation.
Agora se você quer apenas ter um micro que irá servir só para se editar textos, criar planilhas, fazer programas, criar páginas em HTML, etc.. é melhor escolher um tipo de instalação que seja compatível com o seu trabalho. Não há propósito nenhum em se instalar um servidor de e-mail se você nem sequer está conectado ao mundo exterior.
Assim é bom se ter em mente, também, o que você pretende para o seu micro computador, para que não sejam instaladas coisas que na melhor das hipóteses so irão lhe ocupar espaço em disco. Por exemplo, citarei algumas coisas mais específicas em que você pode pensar antes de começar a instalação:
Logicamente eu estou sendo espirituoso para que o texto não fique enfadonho, mas é extremamente relevante fazer estas perguntas para que não se perca espaço em disco e/ou tempo de CPU com programas que não preenchem nossas necessidades.
leon 2008-08-19