Um computador é composto por dispositivos de entrada e saída de dados. Podemos citar como dispositivos de entrada teclado, scanner, etc. E dispositivos de saída: impressoras, monitor, etc. Basicamente um computador é composto por: Gabinete, placa mãe, processador e memórias de armazenamento. Ainda existem outros dispositivos como placa de som, rede, modem e etc, que são dispensáveis para o funcionamento de um computador.
O Gabinete é um componente essencial, é ele o responsável em acomodar os sensíveis componentes de um computador. Além disso, o gabinete também é dotado de uma fonte de alimentação responsável por converter corrente alternada em corrente contínua, alimentando assim a placa mãe e seus dispositvos. Esta fonte de alimentação é responsável por estabilizar a tensão de entrada, protegendo os equipamentos ligados direta ou indiretamente a ela.
A placa mãe é a peça chave de um computador, é nela onde são conectados todos os dispositivos. Esta placa é formada de diversas camadas de circuitos impressos, sobrepostas uma a outra, com a finalidade de formar linhas de conexões que são responsáveis pela troca de informação entre seus elementos. Sobre esta placa estão disponíveis: conectores, soquetes, slots, chips e etc.
Em uma placa mãe os componentes podem comunicar-se entre si. Para isso a placa mãe disponibiliza Slots, ou seja encaixes disponíveis para a adaptação de uma placa qualquer diretamente ao bus de dados. Cada um destes buses possui um tipo de conector evitando assim erro nas conexões. Os Slots mais conhecidos são: ISA, PCI e o AGP, existindo outros slots menos comuns.
Os Slots ISA são usados normalmente pelas placas mais antigas, como fax modens, placas de som, etc. Sua principal desvantagem é que a troca de informações é lenta em comparação ao Slot PCI. A velocidade média de comunicação neste tipo de Slot são de 16 megabits por segundo, ao contrário das placas e conexões PCI que alcançam a velocidade de 32 megabits por segundo. Neste segmento de slots de 32 bits ainda podem ser citados os slots MCA, EISA, AGP e Versa Local Bus.
O processador é o ``cérebro'' do computador. É nele onde será processado toda a informação, é ele também o responsável em controlar todo o sistema. O processador interage com todos os dispositivos conectados na placa mãe.
A memória principal, também conhecida como memória RAM, é usada pelo processador para armazenar os dados que estão sendo processados. A quantidade de memória RAM disponível determina quais atividades o processador poderá executar. Com uma quantidade insuficiente de memória RAM, o processador terá um obstáculo para computar as informações. A memória RAM é capaz de responder rapidamente as solicitações do processador, porém é uma memoria que se perde toda a vez que desligamos o computador
Os programas e arquivos são armazemados em um disco, chamado de disco rígido(HD). Este dispositivo é formado por por alguns discos onde as informações são gravadas através de efeitos magnéticos. Nesta linha de armazenamentos de dados ainda estão incluidos: Cds, Disquetes, Fita Date e etc.
Antes de se começar uma instalação, seja qual for o sistema operacional, devemos fazer três perguntas muito importantes: