Os módulos

Observe que muitas das opções ou acionadores de dispositivos[*] podem ser compilados como módulos. Um módulo é uma porção de instruções binárias em código de máquina para realizar tarefas específicas, armazenados em arquivos separados do arquivo do cerne. Um módulo contém as rotinas específicas para tratar de determinado dispositivo que serão usadas somente quando necessário. Assim, o código binário fica disponível para ser usado quando for necessário, mas até então não compromete o tamanho, e logo o desempenho, do cerne. Enquanto você não estiver seguro do que estiver fazendo, coloque todos os acionadores como módulos. Mantenha no cerne somente o código que estiver sendo efetivamente usado em tempo integral.

Para compilar os módulos, basta fazer

$ make modules

em /usr/src/linux. Depois de compilados, execute

$ make modules_install

para instalá-los em /lib/modules/$ x.y.z-w$ onde $ x,y,z,w$ representa a versão do cerne em questão. Se você não quiser sobrescrever os módulos originais do sistema com os que está compilando, remova o diretório de módulos para um lugar seguro antes de fazer make modules_install, por exemplo

mv /lib/modules/2.2.5-15 /lib/modules/2.2.5-15.orig

assim sua compilação vai criar um novo conjunto de módulos onde não estarão módulos desnecessários que você não selecionou.

É possível ver os módulos que estão sendo usados com o comando lsmod, removê-los com rmmod e inseri-los com insmod. Para testar se um módulo funciona com determinado dispositivo usa-se o modprobe. Veja o manual destes aplicativos[*] para detalhes atualizados.

ATENÇÃO: Execute o /sbin/lilo no final da instalação para atualizar os mapas do boot correspondente !!!

leon 2008-08-19