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Pré-requisitos: nenhum
Modelo de Vicsek. Generalização do modelo de Vicsek. Experiência de Wu e Libchaber e o modelo correspondente. Quimiotaxia. Diagrama de fases para o comportamento coletivo em espaço aberto. Modelos de segregação celular baseados em adesão diferencial.
Familiarizar o aluno com modelos de movimento coletivo, com as entidades e o fluxo de informação envolvidos. Determinar os ingredientes mínimos necessários a um modelo para que se possam identificar escalas de tempo e de espaço características.
- Classes de modelos, auto-organização e universalidade. Ingredientes de um modelo de movimento coletivo.
- Quimiotaxia e agregação no Dictyostelium discoideum.
- Misturas de elementos passivos e ativos. A experiência de Wu e Libchaber.
- O modelo de Vicsek. Descrição, parâmetros e resultados. Transição para movimento ordenado.
- A generalização do modelo de Vicsek, possibilidade de fases líquida e sólida.
- Determinação do diagrama de fases, determinação dos parâmetros de ordem e da natureza das transições.
- Modelos de segregação celular. Comparação dos modelos de Potts e de Vicsek.
Aulas expositivas, experiências numéricas em laboratórios computacionais.
- 2 seminários sobre tópicos específicos.
- 1 trabalho de simulação computacional.