Smbd

O servidor smbd funciona criando uma sessão cada vez que um cliente solicita um serviço (e.g. de impressão ou de espaço em arquivos). Cada cliente obtém uma cópia do servidor para cada sessão. Esta cópia serve todas as conexões feitas pelo cliente durante a seção. Quando todas as conexões do cliente são fechadas a sessão é terminada.

O servidor smbd é lançado quando o sistema é ligado, neste caso o programa é lançado com a opção -D passando a rodar imediatamente como ``daemon''em ``background''. Esta não é a opção default. Veja detalhes em man smbd.

A configuração dos serviços do smbd é feita no arquivo /etc/smb.conf. Olhando-o você pode ter uma noção dos inúmeros serviços possíveis. Este arquivo está no Apêndice D, sendo bastante auto-explicativo. Seu formato consiste de seções e parametros. As seções começam com colchetes e continuam até encontrar os colchetes da seção seguinte. As seções contém parâmetros do tipo: nome=valor. Linhas comentadas são indicadas por ``#'' ou ``;''. Sempre que você fizer uma modificação pode testar seu funcionamento com o programa testparm mencionado acima.



leon 2008-08-19