Automount©2002 LEONARDO BRUNNET

Automount é um comando que permite que um dispositivo ou um volume da rede seja montado automaticamente no sistema de arquivos quando o diretório correspondente é acessado sem a necessidade de se acessar diretamente o comando mount. Após um intervalo de tempo pré-determinado o sistema desmonta o referido diretório automaticamente. Este comando é útil seja para acessarmos um dispositivo de mídia variável, como um cdrom, seja para possibilitar que um volume da rede pouco usado seja automaticamente desmontado minimizando o tráfego na mesma.

A configuração básica é definida por um arquivo, /etc/auto.master. Este arquivo define diretórios genéricos sob os quais serão feitas as montagens automáticas. Não é possível usar automount diretamente no diretório raiz,
. Assim, para organizar seu sistema de arquivos você poderia definir um ponto genérico para a máquina local, misc, e um outro para volumes da rede exportados pela máquina timbauva. Neste caso, um auto.master exemplo seria:

# Sample auto.master file
# For details of the format look at autofs(8).
/misc      /etc/auto.misc       --timeout 60
/timbauva /etc/auto.timbauva    --timeout 60

O formato deste arquivo amostra é: ponto de montagem, tipo de mapa e opções. O ponto de montagem deve existir a priori. O tipo de mapa pode ser um arquivo normal ou um mapa da rede distribuído pelo sistema de informação da rede, NIS. Se debaixo de /misc quisermos montar cdrom e um disquete, podemos usar o arquivo /dev/auto.misc para indicar isto:

# This is an automounter map 
dos   -fstype=vfat,user  :/dev/fd0 
cdrom -fstype=iso9660,ro :/dev/cdrom
Se abaixo de /timbauva você quiser montar o home e o mail exportados pela timbauva:
# This is an automounter map 
home   -rw,soft,intr      timbauva:/home
mail   -rw,soft,intr      timbauva:/var/spool/mail
Assim quando você digitar:
$ cd /misc/cdrom
ou
$ ls /misc/cdrom
ou qualquer comando que se refira a este diretório, ele será montado. Para tornar as coisas menos tediosas pode-se fazer um link:

$ ln -s /misc/cdrom /cdrom

Assim para acessar o cdrom bastaria referir-se ao diretório /cdrom. É claro que você poderia usar apenas um mapa como o misc (este é o default) para fazer todas as montagens automáticas.

Finalmente, para lançar, parar, relançar ou simplesmente verificar o estado deste serviço use o ``script''

/etc/rc.d/init.d/autofs

com as opções

start,stop,reload,status.

leon 2008-08-19