História

Neste capítulo mencionaremos brevemente as origens do sistema Unix. [*]Embora o GNU/Linux seja um produto dos anos 90, sua base, o sistema Unix, é bem mais antiga, sua origem datando dos anos 60 quando os Laboratórios Bell, a General Electric e o Massachusetts Institute of Technology (1965) procuravam criar um ambiente multi-usuário e multi-tarefa para ser usado em grandes computadores. Embora rodando em um computador GE 645, o assim chamado Multics foi abandonado pela Bell no final da década (1969) por não ter cumprido os objetivos do projeto original.

Muitos dos técnicos que participaram do projeto Multics envolveram-se com o desevolvimento do Unix. O Unix é visto como um produto intelectual de Ken Thompson e Dennis Ritchie, cientistas de computação que trabalhavam nos Laboratórios Bell e haviam trabalhado anteriormente no projeto Multics.

Inicialmente escrito em assembly, torna-se transportável quando Dennis Ritchie o escreve na linguagem C (1973) permitindo que ele seja instalado em uma máquina que possua um compilador C. A partir daí difundiu-se por algumas universidades e instituições comerciais, Berkeley fez o BSD (de domínio público). Outra versão, Unix System V foi desenvolvida pelos Laboratórios Bell e liberada em janeiro de 1983. Hoje há contribuições de variadas instituições, comerciais ou não, e roda em variados hardwares de PC's a supercomputadores contando com anos de depuração.



Subsections
leon 2008-08-19