O winmodem é quase modem. Os winmodens foram fabricados inicialmente para serem usados somente no MS-Windows 95/98. Os winmodens, ao contrário dos modens, são barato porém tem a desvantagem de sobrecarregar o processamento da cpu.
Usando o comando lspci, você consegue saber qual o fabricante e o chipset de seu Winmodem.
Cada fabricante baseia seu modem em conjuntos de chips ou chipsets específicos e geralmente incompatíveis entre si, e cada um escolhe quais componentes de seus modems serão substituídos por software, contribuindo ainda mais para a incompatibilidade. Para completar o caos, a maioria dos fabricantes não libera o código-fonte do software usado nesses modens e nem as especificações do hardware, tornando uma tarefa árdua escrever um driver para este dispositivo.
Alguns fabricantes liberaram o código fonte de seus softwares , e foram escritos os drivers ``adequados'' para Linux , segue abaixo uma tabela com os chipsets de winmodem suportados pelo Linux.
Se seu winmodem for algum deste, alegre-se, porque você conseguirá configurá-lo no sistema operacional Linux. Tais drivers podem ser baixados nos sites dos fabricantes. Para saber um pouco mais sobre o assunto consulte a documentação em ``/usr/doc/Linux-HOWTOs/Linmodem-HOWTO''.
leon 2008-08-19